Fabrice Coffrini/AFP

continua após a publicidade

A seleção brasileira realizou na tarde desta sexta-feira na Randburg High School um treino físico e tático, a quatro dias da estreia do país na Copa do Mundo contra a Coreia do Norte.

Após o aquecimento em um campo anexo, longe dos olhos da imprensa, provavelmente para poupar o gramado da escola, que solta muitas placas durante todos os treinos da equipe, os jogadores participaram de um treino tático.

De um lado do campo, o auxiliar Jorginho comandou uma atividade apenas com os zagueiros. Lúcio, Juan, Thiago Silva e Luisão foram orientados sobre o posicionamento durante os cruzamentos adversários e também sobre como e quando devem ajudar o ataque da seleção nas jogadas de bola parada.

continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, do outro lado do gramado, o técnico Dunga coordenou um treino de finalizações com os demais jogadores e os três goleiros da seleção. O aproveitamento, no entanto, foi apenas mediano.

Após a parte dividida do treino, todos os jogadores se reuniram em apenas um lado do campo para uma atividade específica com os laterais Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos e Gilberto.

continua após a publicidade

Os alas cruzavam a bola na área para dois jogadores, que em sistema de rodízio tentavam vencer os goleiros Julio Cesar, Gomes e Doni.

Depois de mais um treino de finalizações, teve início o recreativo. Os jogadores foram divididos em três times, que usavam coletes branco, verde e laranja.

No campo reduzido, cada time enfrentava um dos adversários por alguns minutos, antes de trocar de lado ou de rival.

Ao fim do treino, já sob uma temperatura de 12 graus, Daniel Alves, Elano, Michel Bastos e Julio Baptista treinaram cobranças de falta com os três goleiros brasileiros.

No sábado, a seleção deve voltar a treinar à tarde no mesmo local, como parte da preparação para o primeiro jogo do Brasil na tentativa de conquistar o hexacampeonato.

Os treinamentos de domingo e segunda-feira acontecerão na parte da noite (tarde no Brasil), para que os jogadores se habituem à temperatura no horário da partida. A estreia contra a Coreia do Norte e o segundo jogo, contra a Costa do Marfim, serão disputados às 20h30 (15h30 de Brasília).

Na véspera da partida, o treino será na verdade o reconhecimento do gramado do estádio Ellis Park, onde o Brasil enfrenta os norte-coreanos.

De acordo com a meteorologia, a temperatura no horário das partidas deve ficar por volta de cinco graus.