Tratamento da Hepatite C poderá durar a metade do tempo

O tratamento da Hepatite C com a combinação de alfapeginterferona 2b (PegIntronÒ ? com dose baseada no peso) e ribavirina poderá ser realizado em apenas 24 semanas (ao invés de 48 semanas), período que significa a metade do tempo ao indicado atualmente. A recomendação foi feita à Agência Européia de Medicamentos (EMEA) por seu Comitê de Produtos Medicinais para Uso Humano (CHMP).

Esta nova possibilidade de estratégia de tratamento beneficiará pacientes infectados com genótipo 1 do vírus da hepatite C, que apresentam baixa quantidade de vírus no sangue (inferior a 600.000 IU/ml) e que atingem resposta virológica na 4ª semana. Ou seja, o vírus não é encontrado no sangue neste momento.

A recomendação do comitê ao EMEA baseou-se em um estudo com 235 pacientes com hepatite C, infectados com o genótipo 1 e baixa carga viral. Eles receberam por 24 semanas o tratamento com a combinação PegIntron (alfapeginterferona 2b) – com dose baseada no peso -, com Rebetol (ribavirina). Em 41% dos pacientes o vírus da hepatite C não foi mais detectado no sangue, na quarta semana de tratamento. Destes pacientes, 92% apresentaram resposta virológica sustentada (permaneceram com o vírus indetectável) por mais 24 semanas após o tratamento.

O tratamento da hepatite C por 48 semanas é padrão em todo o mundo. Mas essa nova orientação poderá diminuir pela metade a duração da terapia, trazendo benefícios ao paciente e reduzindo os custos. Uma decisão da EMEA poderá resultar na indicação desse tipo de tratamento aos 25 países da Comunidade Européia, Islândia, Noruega e posteriormente outros países, como o Brasil.

?Os resultados importantes deste estudo clínico com PegIntron e Rebetol refletem os esforços contínuos da Schering-Plough para definir dose e tratamentos mais adequados para grupos específicos de pacientes?, afirmou Robert J. Spiegel, diretor médico e vice-presidente do Schering-Plough Research Institute.

Hepatite C

A Hepatite C Crônica é uma doença grave que quando não tratada pode evoluir para a cirrose hepática e hepatocarcinoma (câncer de fígado). Atualmente a hepatite C é a primeira causa dos transplantes realizados no Brasil. Estima-se que existam no mundo cerca de 200 milhões de pessoas infectadas pelo vírus da Hepatite C. No Brasil as projeções indicam que existam entre 2 e 3 milhões de pessoas  infectadas.

PegIntron

PegIntron (alfapeginterferona 2-b) é um medicamento com três apresentações (80, 100 e 120 microgramas), cuja prescrição é individualizada, de acordo com o peso corporal, atendendo com isso as necessidades de todos os pacientes. Além de ser comprovadamente mais eficaz que os interferons em doses fixas, essa estratégia posológica (ao se considerar a dose baseada no peso do paciente) reduz significativamente os custos com o tratamento, já que 95% dos portadores brasileiros pesam menos do que 75 kg e podem ser beneficiados com as apresentações de menor custo desta nova classe de medicamentos. Atualmente, este é o único medicamento que pode ser prescrito de acordo com o peso e que pode ser obtido gratuitamente nas Secretarias Estaduais de Saúde por pacientes que se encaixam nos critérios de tratamento aprovados pelo Ministério da Saúde.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo