Brasília – O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, destacou hoje (7) a importância da ampliação da malha ferroviária para o transporte de cargas no Brasil. Segundo o ministro, outro ramo que pode crescer no Brasil é o transporte ferroviário de passageiros.
Ao participar do seminário Brasil nos Trilhos, organizado pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, o ministro ressaltou o trabalho que tem sido feito para viabilizar o surgimento dos chamados trens turísticos em regiões vocacionadas para esse setor. Além disso, acrescentou Passos, o governo tem procurado trabalhar com a implantação de linhas regulares de trens de passageiros em áreas onde se comprove a viabilidade econômica.
Segundo Passos, os recursos para o desenvolvimento do transporte de passageiros de cargas não serão do governo. O papel do governo será fazer os estudos de viabilidade e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se disporá a conceder financiamentos à iniciativa privada.
O transporte ferroviário de cargas vem recebendo crescentes investimentos do governo federal desde 2003, quando foi lançado o Plano Nacional de Revitalização das Ferrovias. Um balanço do Ministério dos Transportes mostra que a participação do setor na matriz de transportes de carga no país passou de 23% em 2002 para 25% em 2005.
Além disso, investimentos têm sido feitos em ferrovias como a Trasnsamazônica, que terá cerca de 1,8 mil quilômetros. Destes, 646 quilômetros serão de ferrovias novas e 1.150 trechos vão ser recuperados ou reconstruídos. Estimativa do ministério mostra que, em 2010, a Transnordestina transportará 10 milhões de toneladas de grãos vindos do Piauí, do sul do Maranhão e do oeste da Bahia, além de outros estados.