Mesmo presente em menor número no trânsito, as pessoas com 60 anos de idade, ou mais, representaram 10,37% das vítimas fatais nos acidentes registrados em 2004 no Paraná: 178 mortes (cinco em Curitiba). Com ferimentos, o percentual cai para 5%, mas o número sobe para 2.470 acidentados (485 na capital). Já como motoristas, os idosos envolvidos em acidentes com vítimas representaram no ano passado 4,31% do total no Paraná, ou 2.605 motoristas (423 em Curitiba).
Neste ano, de janeiro a abril, morreram no trânsito no Paraná 48 pessoas com 60 ou mais anos de idade (dois em Curitiba). Foram 661 idosos que sofreram ferimentos no Paraná e 95 na capital. Os números são do BPTRAN – SAT (Polícia Militar do Paraná, Departamento de Polícia Rodoviária Federal e Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual).
Estes e outros dados envolvendo os idosos no Brasil e no Mundo serão divulgados neste sábado (1.º) durante a ?Caminhada pelo Respeito à Pessoa Idosa no Trânsito?, no Calçadão da Rua XV de Novembro, da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade, à Boca Maldita, na Praça Osório.
A caminhada encerra o III Move-PR (Mobilização Paranaense sobre o Envelhecimento) em Curitiba na semana que homenageia o Dia Nacional do Idoso (27/9). Durante o percurso haverá animação da Banda da Guarda Mirim e panfletagem também sobre os direitos dos idosos. Ao final haverá novas apresentações musicais da Guarda Mirim e dos grupos BoiNiltinho (folclore popular Boi de Mamão) e o de dança do Colégio Estadual Bom Pastor (Barbie Girls). A data de 27 de setembro como o Dia Nacional do Idoso foi estipulada pelo Ministério da Saúde. A ONU homenageia o Dia Internacional do Idoso em 1.° de outubro.