A transição de governo no Paraná começou hoje com um encontro cordial entre o governador Jaime Lerner (PFL) e o governador eleito, Roberto Requião (PMDB). ?Foi uma reunião extremamente cordial, respeitosa e aberta no sentido de colaboração, de abrir as informações?, disse Lerner. Requião, depois do encontro a portas fechadas, saiu pelo elevador privativo do Palácio Iguaçu e não falou com a imprensa. Lerner e Requião são os dois principais adversários políticos no Paraná.
Antes da reunião, eles posaram para fotografias em volta da mesa, trocando ?piadinhas?. Lerner disse que o capelão do Palácio passaria o poder ao deputado federal Padre Roque Zimmermann (PT), que foi derrotado no primeiro turno e se incorporou à campanha de Requião, acompanhando-o na reunião. Requião devolveu, dizendo que faria vestibular para substituir Lerner, daqui a quatro anos, na presidência da União Internacional dos Arquitetos.
Lerner nomeou os secretários Guaraci Andrade (Casa Civil), Ingo Hübert (Fazenda), Ricardo Smijtink (Administração) e José Cid Campêlo Filho (Governo) para fazer parte da equipe de transição. A equipe de Requião será coordenada por Orlando Pessuti (vice-governador). O PMDB indicou Heron Arzua, Maurício Requião e Renato Adur, o PPS terá como representante Rubico Carvalho, o PT deve apresentar um nome e os outros partidos que apoiaram Requião mais um integrante. A primeira reunião conjunta será realizada na quarta-feira.
Uma das preocupações do governador eleito, o concurso para contratação de 13 mil professores, que deve ocorrer neste domingo, deve ser discutida aamanhã pelo secretário de Administração e o futuro secretário de Educação de Requião, Maurício Requião, com a Associação dos Professores do Paraná. Nessa reunião será decidido se a data do concurso será mantida, além das alterações que podem ser estabelecidas, como a incorporação do tempo de serviço dos professores contratados pelo regime CLT e uma pontuação diferente para os antigos professores.
Pessuti disse que também conversou com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão (PSDB), para iniciar já a discussão do orçamento para 2003. ?Queremos aprovar o orçamento em dezembro já com a cara das propostas do novo governo?, afirmou. ?O orçamento será assunto prioritário na Assembléia.? Brandão também está fazendo um levantamento dos assuntos pendentes na AL para, em reunião a ser realizada amanhã com os líderes das bancadas e da oposição, decidir as prioridades.
Hoje cedo Requião esteve conversando com o bispo auxiliar de Curitiba, dom Ladislau Biernaski, e com pastores da Assembléia de Deus. O objetivo é unir forças com a igreja no trabalho de combate à fome e à miséria. Amanhã ele deve viajar a Brasília e depois poderá tirar alguns dias para descanso, provavelmente em uma cidade do Nordeste brasileiro.