A Secretaria da Segurança Pública divulgou, nesta terça-feira (27), a prisão de um homem, de 61 anos, acusado de ter voltado a traficar drogas Esmeraldo Machado, conhecido como ?Bola Sete?, já cumpriu pena pelo mesmo crime e foi detido na véspera de Natal, em Morretes. Ele foi abordado na rua durante patrulhamento de rotina da Polícia Militar. Os policiais fizeram a revista e encontraram, dentro do boné do acusado, cerca de 100 gramas de maconha. Esmeraldo foi preso e encaminhado à delegacia da Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante por tráfico.
Esta é a terceira prisão de traficantes desde o início da Operação Viva o Verão, em 16 de dezembro, no litoral. Em Matinhos, a Polícia Militar fez, em menos de três dias, as prisões de dois homens suspeitos de ser os mais procurados controladores do tráfico no litoral. Cláudio Ramos de Amorim, 43 anos, conhecido como ?Galo?, e mais quatro pessoas ligadas à quadrilha dele foram presos no dia 21 de dezembro, na casa do traficante, no bairro Mangue Seco. Já Dirceu Kilian de Paula Fidelis, 30 anos, o ?Gaivota?, que foi preso no dia 24, no bairro Tabuleiro, era investigado há cerca de um ano.
De acordo com o tenente-coronel Antônio Aurélio Alves Chaves da Conceição, coordenador das ações da PM na Operação Viva o Verão, as prisões são resultado de trabalho sério na prevenção à prática de crimes. Para o delegado Valmir Soccio, que coordena as ações da Polícia Civil no litoral na temporada, a perfeita integração entre as duas corporações vem resultando em ações que já estão se traduzindo em mais segurança para todos os que escolheram o Paraná para passar as férias de verão.
Flagrados
Na madrugada do dia 26 de dezembro, um homem de 35 anos, morador de Curitiba, que fumava maconha em frente a uma danceteria no balneário Riviera, em Matinhos, foi flagrado pela Polícia Militar após denúncia de moradores. Ele foi encaminhado para lavratura de termo circunstanciado. Na mesma madrugada, quatro pessoas que forneciam bebida alcoólica para adolescentes foram presas em flagrante e levadas para a delegacia da Polícia Civil, em Matinhos, para as providências. Os três adolescentes foram entregues às famílias.