São Paulo – O tráfego de veículos nas rodovias concedidas à iniciativa privada subiu 0,9% em janeiro, em relação a dezembro de 2005 (com ajuste sazonal). É o que revela o Índice ABCR de Atividade, produzido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), em conjunto com a Tendências Consultoria Integrada. Na comparação com o mês anterior, o movimento de veículos pesados ficou praticamente estável em janeiro, com queda de 0,1%. Houve um crescimento de 1 5% no fluxo de veículos leves.
Em relação a janeiro do ano passado, o índice ABCR apresentou crescimento de 3,4%. O fluxo de veículos leves cresceu 4% frente a igual período em 2005 e o de pesados subiu 1 7%.
Em nota, o economista da Tendências Roberto Padovani afirma que o crescimento do fluxo de veículos leves é reflexo do movimento contínuo de recuperação de renda por conta da queda da inflação. Padovani explica que a estabilidade do fluxo de veículos pesados em janeiro, na comparação com o mês anterior, mostra que a produção industrial diminuiu o ritmo no primeiro mês do ano, depois de grande expansão em dezembro.