O tráfego de caminhões e carretas na ponte Ayrton Senna, que liga o Paraná ao Mato Grosso do Sul, em Guaíra, será liberado às 7 horas deste domingo (22). Com isso, a ponte fica liberada para a passagem de todos o tipos de veículos. A passagem pelo local esteve interrompida desde a última terça-feira (17) para que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) pudesse finalizar os serviços de concretagem na estrutura.

continua após a publicidade

A partir de agora, informa o secretário dos Transportes e diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, os trabalhos de manutenção preventiva da ponte seguem, mas sem exigir novas interdições. As obras foram iniciadas em março deste ano, com investimento de R$ 2,4 milhões por parte do governo do Paraná.

?No total, foram quatro paralisações de tráfego que permitiram a execução de importantes serviços, como a concretagem integral do tabuleiro da ponte e a colocação das 28 juntas de dilatação, nesta semana?, afirma o secretário.

De acordo com o DER, foram executados agora também os trabalhos de colocação de capa asfáltica (reperfilagem) na pista e lavagem das defensas laterais de concreto. ?Restam apenas 30 metros  dos trabalhos de reperfilagem no sentido Mato Grosso do Sul-Paraná?, disse Tizzot. ?Esses serviços devem ser concluídos até o final do próximo mês, dependendo da quantidade de chuvas, que influenciam diretamente na qualidade do procedimento?, explicou.

continua após a publicidade

Obras ? A ponte Ayrton Senna é estratégica para o escoamento da safra da região Centro-Oeste do país em direção ao Porto de Paranaguá. Os serviços de manutenção incluem melhorias em toda a extensão da pista, onde é aplicada uma camada de asfalto para corrigir integralmente o pavimento e aumentar o conforto e a segurança dos motoristas, eliminando solavancos e trepidações.

?O serviço é rotineiro e necessário. Estamos trabalhando no momento exato para garantir a conservação ideal da ponte que é tão importante para a economia do Estado?, reforçou Tizzot.

continua após a publicidade