Trabalhadores poderão sacar FGTS em lotéricas e terminais eletrônicos

Recife – A partir de segunda-feira (25), trabalhadores de todo o país que forem demitidos sem justa causa devido ao fim do contrato de trabalho ou à  extinção da empresa contratante e tiverem saldo de até R$ 600 no Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) poderão sacar o benefício  em terminais de auto-atendimento eletrônico, lotéricas ou nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF).

A medida para simplificar a liberação do FGTS foi anunciada nesta sexta-feira (22) pela Caixa. Os saques poderão ser feitos com o cartão do cidadão, que deve ser requisitado pelos trabalhadores em qualquer agência da CEF. De acordo com o diretor executivo do banco, Joaquim Lima, a demissão sem justa causa representa 60% dos saques do fundo.

A idéia, segundo o superintendente nacional do FGTS, Nelson Souza, é otimizar o processo de atendimento. ?É uma medida que vem ao encontro dos anseios da sociedade, porque dá conforto, segurança e tranqüilidade aos trabalhadores?.

O empregador precisa comunicar a Caixa Economia Federal a respeito do afastamento do trabalhador, que, depois de cinco dias, poderá retirar o dinheiro em uma das 9 mil lotéricas do país, nos correspondentes bancários ou terminais de auto-atendimento.

Até dois anos atrás, os trabalhadores que precisavam sacar o FGTS tinham que ir mais de uma vez a uma agência da Caixa. Primeiro para entregar documentação de afastamento da empresa e, depois, para receber o dinheiro.

Em 2005, o banco adotou um sistema que permitiu aos  trabalhadores cujas empresas comunicaram a demissão via internet fossem apenas uma vez às agências para entregar termo o comprobatório da demissão e receber o valor. Atualmente, segundo a Caixa, mais de 86% das comunicações de afastamento são feitas pelo novo sistema, totalizando 1,3 milhão de transações por mês.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo