Trabalhadores e sindicalistas protestam a favor de veto presidencial à Emenda 3

Brasília, São Paulo e Rio – Para garantir o veto presidencial à Emenda 3, da lei que cria a Super Receita, as sete principais centrais sindicais fizeram nesta terça-feira (10) paralisações de advertência por todo o país. A emenda determina a restrição da atuação do fiscal do trabalho e transfere à justiça a definição do vínculo trabalhista. Apesar de ter sido vetada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Congresso Nacional ainda pode derrubar o veto até amanhã (11).

Participam trabalhadores de diversas centrais, como Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), Social Democracia Sindical (SDS), a Central Autônoma de Trabalhadores (CAT) e Nova Central. À tarde, representantes das centrais se reúnem com os ministros da Fazenda, Guido Mantega; do Trabalho, Carlos Lupi; e da Previdência Social, Luiz Marinho, para discutir um novo projeto de lei que substitua a Emenda 3 da Super Receita.

Em Brasília, cerca de 20 manifestantes esperaram no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek a chegada dos parlamentares para entregar a eles uma carta pedindo a manutenção do veto. Normalmente os parlamentares chegam a Brasília na terça-feira para começar os trabalhos de votação da pauta da semana.

Em São Paulo, cerca de cinco mil bancários de 25 agências e quatro complexos da região central da capital paulista também fizeram uma paralisação. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino, com a aprovação da Emenda 3 ficará mais fácil para os empregadores contratarem prestadores de serviço mantendo relações de trabalho com características formais.

Bancários no Rio atrasaram a abertura das agências atrasaram em uma hora a abertura de cerca de 40 agências bancárias localizadas na Avenida Rio Branco, no centro da capital carioca. O protesto, que reuniu dezenas de entidades lideradas pela Coordenação dos Movimentos Sociais, incluiu além da mobilização dos bancários, a distribuição de panfletos nas ruas do centro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo