Os trabalhadores da indústria foram os que alcançaram a melhor média de reajustes salariais no ano passado, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Cerca de 84% dos reajustes salariais da indústria ficaram acima ou iguais à a inflação o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). No comércio, 70% tiveram reajuste acima da inflação.

continua após a publicidade

O Dieese analisou 17 estados do país. O Sudeste e o Centro-Oeste são as regiões que apresentaram melhores resultados: mais de 90% das unidades de negociação asseguraram reposição integral das perdas salariais. Na Região Norte, cerca de 25% das negociações resultou em reajustes insuficientes para repor a inflação. A região Sudeste é a que reúne a maioria dos dados (36%). O Sul, 31%, o Nordeste, 20%, o Centro-Oeste, 6% e o Norte, 4%.

Ao longo do ano passado, os trabalhadores brasileiros tiveram o melhor resultado de suas negociações coletivas por reajuste salarial desde 1996, quando o Dieese criou seu Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS). O departamento usou como medidor da inflação o INPC, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que acompanha a variação de preços do conjunto de produtos e serviços consumidos por famílias com rendimentos de um a oito salários mínimos.

continua após a publicidade