As agências da Caixa Econômica Federal ficaram lotadas de trabalhadores que começaram a receber, ontem, os rendimentos do PIS (Programa de Integração Social) e o Abono Salarial. No Brasil tem direito aos pagamentos 39,1 milhões de pessoas – sendo 510 mil só no Paraná (abono) e 1,9 milhão (rendimentos). A Caixa tem recursos disponíveis na ordem de R$ 2,65 bilhões para quitar os benefícios.
O calendário de pagamentos obedece ao mês de nascimento do trabalhador. Desde ontem os trabalhadores nascidos no mês de julho já podem fazer seus saques, e os nascidos em outras datas devem acompanhar o calendário de pagamentos pré-estabelecido pelo banco. Os saques podem ser feitos em qualquer agência da Caixa, e quem possui o Cartão do Cidadão, pode retirar o dinheiro em casas lotéricas ou terminais de auto-atendimento.
Na agência da Caixa Econômica Federal da Rua José Loureiro, no Centro de Curitiba, muitos trabalhadores enfrentaram fila ontem para receber o benefício. A maioria chegou duas horas antes da abertura da agência – às 10h. Para a maioria dos trabalhadores, a renda extra vai ajudar no equilíbrio das finanças. “Eu vou pagar as contas, e esse dinheiro nem vai esquentar na minha mão”, disse a auxiliar de higienização, Fátima Sanches. A mesma confissão fez o latoeiro Luiz Carlos Fernandes, que tinha a expectativa de encontrar na conta um valor maior que um salário. “No ano passado recebi um pouco mais, e agora espero que seja igual”, falou. A secretária Rosa Lopes também chegou cedo ao banco, e disse que iria tentar guardar parte do dinheiro, porque mais da metade já estava comprometida com as contas.
Tem direito a receber o abono salarial, o que representa um salário mínimo de R$ 240,00, o trabalhador cadastrado no PIS-Pasep até 1998, e quem recebeu em média até dois salários mínimos mensais em 2002; e quem trabalhou, pelo menos, 30 dias com carteira de trabalho assinada durante 2002. Já os rendimentos serão pagos para os trabalhadores que tenham sido cadastrados no PIS-Pasep até 4 de outubro de 1988 e possuam saldo de quotas na sua conta do PIS-Pasep. As cotas são os saldos da conta do PIS-Pasep- que podem ser retiradas independente de calendário de pagamento – para trabalhadores que tem direito, por exemplo, a aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar ou idade igual ou superior a 70 anos.
Quem quiser mais informações sobre os pagamentos pode ligar para o Disque-Caixa, no telefone 0800 55 0101, ou acessar o site no www.caixa.gov.br.