O projeto de Parcerias Público-Privada (PPP) não resolve todos os problemas brasileiros. A afirmação foi feita pelo Senador Rodolpho Tourinho (PFL/BA), em conferência no seminário "2005: a consolidação do desenvolvimento econômico", promovido pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro.

continua após a publicidade

Relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o senador disse que o governo vai ter que continuar a investir na área de infra-estrutura, da mesma forma que a iniciativa privada terá que continuar a investir na área de concessões. "O projeto de PPP é mais uma alternativa para investimentos públicos. É um avanço institucional, mas não é um projeto simples. É caro e complicado para ser feito", disse Tourinho. Ele calcula que entre a formatação e a vigência, o projeto de PPP levará em média seis anos para se concretizar, contra 1,5 ano em países como Inglaterra. Tourinho avaliou que mesmo que o projeto de PPP seja aprovado ainda este ano, na Câmara e no Senado, sua aplicação só deverá ocorrer a partir do final de 2005.

Enquanto isso não acontece, o senador sugeriu que sejam viabilizados projetos de PPP estaduais, como a construção do segundo emissário submarino na Bahia de todos os santos, em Salvador.

continua após a publicidade