Cerca de 600 mil pessoas que ganhavam mais de um salário mínimo passaram a receber o piso salarial desde que este foi elevado em 16,67%, em abril, uma vez que este grupo teve um aumento menor (de 5%).

continua após a publicidade

O universo de beneficiários que recebia até um salário mínimo representava, em março, cerca de 65% do total dos beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). A partir de abril, como o reajuste do mínimo para esse grupo foi maior (16,67%) do que o reajuste concedido aos que recebiam mais do que o piso (que tiveram elevação de 5% nos vencimentos), o índice subiu quase três pontos porcentuais, atingindo no mês passado 67,7%.

O secretário de Políticas de Previdência Social, Helmut Schwarzer, afirmou que a mudança não representa um achatamento do salário dos beneficiários da Previdência que recebem acima de um salário mínimo, pois eles também tiveram aumento. "Se quiserem um aumento igual ao do salário mínimo, é preciso elevar a contribuição paga à Previdência", argumentou Schwarzer.

continua após a publicidade