A Secretaria Municipal de Educação recebeu 845 inscrições de estudantes da rede pública e particular de ensino da Região Metropolitana de Curitiba para a 3ª etapa da 5a Copa Escolar de Xadrez. A competição será neste sábado (19), na Academia Militar do Guatupê. A 3a etapa será dividida em seis rodadas, com início às 8h30 e término às 17 horas. A participação é gratuita.
A Copa Escolar de Xadrez tem diversas categorias, que correspondem às séries do ensino fundamental e médio. Há também uma categoria para pessoas da comunidade, que competem com pontuação específica. "A idéia é universalizar a prática desse esporte, antes restrito a uma elite, atraindo crianças de todas as idades para a prática", afirma a coordenadora do programa de xadrez da Prefeitura de Curitiba, Fabíola Dalcol.
Em Curitiba, 80 das 168 escolas municipais incorporaram o xadrez ao projeto político pedagógico. Isso significa que aproximadamente 15 mil alunos, com idades entre 5 e 10 anos e que freqüentam da 1a a 4a série do ensino fundamental, aprendem a jogar. Além de dar apoio com a compra de material, a Secretaria Municipal de Educação treina professores para ensinar o esporte, que em algumas escolas é tratado como disciplina regular e, em outras, trabalhado no contra-turno, como clube de xadrez. "Os benefícios são inúmeros. Os professores relatam que as crianças que o praticam demonstram maior capacidade de concentração, memorização e mais facilidade para aprender matemática", conta Fabíola.