O secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello, transmitiu oficialmente, na tarde desta segunda-feira (9), o cargo ao desembargador Jair Ramos Braga, empossado pelo governador Roberto Requião. O vice-governador Orlando Pessuti, presente à cerimônia de posse, afirmou que o trabalho realizado por Parzianello assegurou os direitos básicos da cidadania. ?A gestão de Parzianello provocou a mudança no panorama do Sistema Penitenciário com a criação de aproximadamente nove mil vagas e a escolha de Braga foi acertada para dar prosseguimento aos trabalhos desta Secretaria?, disse.
Com o compromisso de inaugurar as 10 penitenciárias, em ampliação, construção e reforma em todo o Paraná, Braga também anunciou que irá revitalizar o trabalho do Procon, no que diz respeito às fiscalizações permanentes nos setores em que haja maior incidência de queixas do consumidor. Entretanto, ele ressaltou que sua nomeação demonstra o bom relacionamento do Governo do Estado com o Judiciário. ?Trabalhei 35 anos do Poder Judiciário, em diversas comarcas do interior do Estado, como presidente do Tribunal de Alçada, desembargador no Tribunal de Justiça e pretendo honrar esse novo cargo?, declarou o secretário recém-empossado. Sobre a gestão de Parzianello, Braga afirmou que recebe a Secretaria da Justiça e da Cidadania estruturada, bem planejada e com direcionamento humanitário ao Sistema Penitenciário.
Gestão
Parzianello recordou quando foi convidado pelo governador, logo após o desmembramento da Secretaria da Justiça e da Cidadania da Secretaria da Segurança Pública. ?O trabalho começou de forma tímida, mas promovendo a motivação dos funcionários da casa, que se mostraram comprometidos com a filosofia do Governo, em melhorar o Sistema Penitenciário, com a nova visão de ressocializar o preso com um tratamento penal humanitário, criar programas sociais e sempre estar à disposição dos desafios?, analisou o ex-secretário.
Ele fez agradecimento especial a todos os servidores da casa e relembrou ações de sua gestão. Entre as que destacou estão a criação do 181-Narcodenúncia ? programa de combate às drogas por meio de denúncias anônimas ?, termos de cooperação com instituições de ensino superior para a assistência jurídica, psicológica e de saúde aos detentos e familiares pobres e o crescimento de 155% na criação de vagas no Sistema Penitenciário. Parzianello também citou a série de projetos da Coordenadoria Estadual Antidrogas (Cead) para evitar o uso indevido de drogas lícitas e ilícitas e os eventos que promoveram os direitos do cidadão em cursos de capacitação para diversos segmentos da sociedade, a Defensoria Pública.
?O homem só termina sua missão quando morre e saio desta Secretaria com a consciência de dever cumprido, pois acredito que a cidadania deve estar ao alcance de todos. Agora, seguirei minha próxima jornada?, despediu-se Parzianello que pretende se candidatar a deputado estadual nas próximas eleições.