Paralelamente à passagem do fogo olímpico, vão ocorrer na cidade eventos culturais com o objetivo de mobilizar a população. No Sambódromo, por exemplo, jovens integrantes da Escola de Samba mirim Estrelinha da Mocidade vão se apresentar. No momento em que a tocha passar pelo local, a bateria fará uma homenagem especial. Nos Arcos da Lapa, a ação ficará por conta do movimento hip hop e de 40 grafiteiros, que desde cedo estarão se apresentando e aguardando a passagem da Chama Olímpica.
O responsável pelas Relações Internacionais do COB, Carlos Roberto Ozório, disse que ?a expectativa internacional pela passagem da Tocha pelo Rio de Janeiro é muito grande. Nós já fomos informados, pelo próprio Comitê Olímpico Internacional, que o número de convidados estrangeiros que virá é maior do que o das outras cidades que estão recebendo a chama Olímpica?. Ele informou que 200 convidados estrangeiros irão acompanhar a passagem da Tocha pelo Brasil, lembrando que, os principais dirigentes do comitê organizador de Atenas estarão no Rio.
?Acho que isso é parte do charme do Brasil, do Rio, do interesse que a Tocha está despertando na nossa população e das ações que foram desenvolvidas para sua passagem?. Carlos Roberto lembrou que a idéia de realizar um revezamento musical, com a participação de mais de 30 artistas da Música Popular Brasileira, encerrando o evento é inédito. ?Estamos contando com o apoio de toda a classe artística, que está trabalhando com cachês simbólicos, dentro do verdadeiro espírito Olímpico de solidariedade e de amor à sua cidade e ao seu país?, concluiu.
O trajeto foi definido pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Atenas em parceria com os Comitês Olímpicos Internacional e Brasileiro. A Tocha Olímpica irá percorrer os seguintes bairros: Maracanã, Tijuca, Rio Comprido, Cidade Nova, Centro, Lapa, Flamengo, Catete, Larga do Machado, Laranjeiras, Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico, Lagoa, Gávea, Leblon, Ipanema, Copacabana e Urca.
continua após a publicidade
continua após a publicidade