Testes de saúde marcam Dia Mundial de Alzheimer

A Secretaria Municipal da Saúde vai mobilizar médicos, profissionais da área, universitários e voluntários nesta quarta-feira, 21 de setembro, para marcar o Dia Mundial de Alzheimer. A mobilização acontece na Boca Maldita, entre 9h e 16h30. As atividades fazem parte da campanha nacional da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia para oferecer ao portador da doença melhor qualidade de vida.

A população da terceira idade e demais interessados vão receber informações sobre a doença de Alzheimer- primeiros sinais, diagnóstico, tratamento e cuidados com portadores – e fazer avaliações de memória, coordenação, flexibilidade e equilíbrio. As avaliações serão feitas por universitários dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Psicologia.

O Alzheimer é uma doença de origem neurológica, que atinge o cérebro – principalmente de pessoas idosas -, prejudicando a memória e afetando todo o comportamento do paciente. Segundo estimativas, o problema atinge hoje entre 850 mil e um milhão de pessoas no Brasil.

A Unidade de Saúde de Atenção ao Idoso de Curitiba, na Praça Ouvidor Pardinho, atende a 910 portadores da doença. Além da medicação, eles participam, junto com familiares, de palestras com os profissionais locais, que abordam a terapia medicamentosa; problemas com a linguagem e deglutição; estratégias para lidar com as alterações de memória; como evitar acidentes domésticos e combate ao estresse do cuidador do paciente.

A doença de Alzheimer é neurodegenerativa, progressiva e irreversível. Ela causa a morte das células cerebrais, o que provoca a atrofia do cérebro. É o fator mais comum do declínio das funções mentais do idoso. A doença é erroneamente chamada pela população de esclerose ou caduquice. A patologia leva o nome do médico Alois Alzheimer, o primeiro a descrevê-la, em 1907.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo