Terra treme em sete cidades do sertão de Sergipe

A terra tremeu, por volta das 21 horas de ontem (30), em sete dos 29 municípios que compõem a região do semi-árido sergipano: Nossa Senhora das Dores, Moita Bonita, Siriri, Santa Rosa de Lima, Divina Pastora, Malhador e Cumbe. O tremor chegou a assustar os moradores e foi acompanhado pelo Grupo de Geologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pela Defesa Civil. "Foi ouvido um estrondo e as pessoas tiveram a sensação de que alguns objetos balançaram", disse o coordenador do grupo, professor Luiz Carlos Fontes. A equipe agora estudará onde foi o epicentro.

O tremor não chegou a ser registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). "Significa que foi um tremor de magnitude inferior a quatro na Escala Ritcher", explicou o professor do Departamento de Sismologia da UnB, Lucas Vieira Barros. Ele acredita que o abalo tenha ficado em até 3,5.

Este é o terceiro tremor de terra nos municípios do semi-árido sergipano. O primeiro ocorreu em setembro de 1993. O segundo, dois dias depois. "É uma região recorrente deste tipo de abalos" afirmou o professor Luiz Carlos, observando que isso coloca o grupo sob alerta. "Não imaginamos risco à população, mas estamos atentos para orientação e prevenção", comentou.

No dia 7 de janeiro deste ano, também foi registrado um tremor em cinco cidades dos Estados de Alagoas e Sergipe. A análise de dados recebidos de diversos centros de pesquisas mostrou que não houve nenhum abalo significativo próximo à costa brasileira, que pudesse refletir no continente. Isso pressupõe que tratou-se de um evento local de baixa intensidade ocorrido nas proximidades de Própria, na região do Baixo São Francisco, em Sergipe.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo