Termina recorte da 3ª parte da popa do Vicuña

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), anunciou a conclusão de mais uma etapa do recorte dos destroços do navio chileno Vicuña no Porto de Paranaguá.

Na tarde desta sexta-feira (18) foi finalizada a divisão da terceira parte da popa do navio em pedaços menores para facilitar a retirada sem sobrecarregar o guindaste.

De acordo com o chefe do escritório regional do IAP no litoral, Sebastião Carvalho, o próximo passo será a fixação dos cabos que irão içar as partes já recortadas.

Após a retirada dos destroços da água, o material será colocado em uma barcaça que irá levá-lo ao píer da Tequinte, na Ponta do Poço, no balneário de Pontal do Sul, conforme determina o plano de remoção dos destroços.

Segundo o chefe do IAP no litoral, a retirada e deslocamento desta terceira parte da popa até Pontal do Sul deve ser concluída até domingo (20).

Plano de remoção – Os trabalhos de retirada do navio foram divididos em duas fases. Primeiramente, a superestrutura (parte do navio que fica acima da água) foi segmentada em duas partes – já retiradas e armazenadas no píer da Tequinte.

A segunda fase envolve a remoção da popa (parte traseira da embarcação), que foi subdividida em cinco partes. As duas primeiras partes da popa foram removidas durante o mês de janeiro e já estão no píer da Tequinte. Os dois pedaços que continuam submersos deverão ser retirados até o final de março.

Desde a explosão do navio, em 15 de novembro do ano passado, técnicos do IAP estão monitorando os trabalhos de retirada dos destroços da embarcação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo