Brasília ? Encerrou-se hoje (4) o prazo para que aposentados e pensionistas com o número de benefício terminado em 1ou 2 façam o recadastramento para o Censo Previdenciário. Quem não atualizar os dados cadastrais poderá ter o benefício bloqueado e vai entrar na nova lista de convocação, que deve ser publicada ainda este mês.
Os dados são atualizados na agência bancária onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício. É preciso levar um documento de identidade e o CPF, além de comprovante de endereço e título de eleitor.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Previdência Social, 654 mil segurados com benefício terminados em 1 e 2 ainda não atualizaram os dados dentre os 2,9 milhões chamados para o censo em abril e maio, respectivamente. Em São Paulo, 129 mil aposentados e pensionistas ainda não responderam o censo; em Minas Gerais, 75 mil.
A primeira etapa do censo envolveu 2,4 milhões de pessoas e terminou em abril de 2006. A segunda, iniciada em março deste ano, envolve outros 14,7 milhões de aposentados e pensionistas.
A convocação começou em abril para segurados com benefício terminado em 1. Em maio foi a vez dos beneficiários com números de cadastro terminado em 2. O calendário segue sucessivamente até janeiro de 2007, quando devem ser atualizados os dados cadastrais dos segurados com benefício de final 0.
De acordo com o ministério, a atualização vai colaborar no combate a fraudes e pagamentos para pessoas que não têm esse direito.