Técnicos da Secretaria da Agricultura informaram nesta sexta-feira (19) que termina neste sábado (20) no Paraná a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que começou no dia primeiro de maio.
De acordo com a Divisão de Defesa Sanitária Animal do Departamento de Fiscalização (Defis), os criadores que vacinaram seus animais deverão comprovar a vacinação até o dia 30 de maio. A comprovação deverá ser feita em uma das 125 unidades veterinárias da Secretaria da Agricultura, espalhadas pelo Estado.
Os técnicos lembraram que para comprovar que vacinou o criador deverá apresentar a nota fiscal da compra das vacinas. A multa para quem não vacinar é de R$ 76,45 por animal não vacinado.
O secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, espera que todos os criadores tenham se envolvido na primeira etapa da Campanha, lançada oficialmente no dia 28 de abril no município de Floresta, na região noroeste do Estado. ?É importante que todos os criadores paranaenses tenham vacinado seus rebanhos. A nossa meta é vacinar 100% dos bovinos e bubalinos criados no Estado. Só assim, vamos manter nosso Estado protegido da ameaça do vírus da febre aftosa e o Paraná poderá recuperar o status de área livre da doença com vacinação? disse.
O Paraná possui um rebanho de aproximadamente 10,2 milhões de cabeças. Na segunda etapa da Campanha, realizada em novembro do ano passado, o Estado vacinou 97,6% dos animais.