Termina às 18 horas de hoje (8) o prazo para que os estudantes do ensino superior beneficiados com bolsa parcial de 50% do Programa Universidade Para Todos (ProUni), manifestem seu interesse em participar do Financiamento Estudantil (Fies). Os alunos devem procurar a Instituição de Ensino em que estudam para obter a confirmação de matrícula, que posteriormente servirá para encaminhar o pedido de financiamento à Caixa Econômica Federal.
Segundo o diretor do Departamento de Modernização e Programas de Educação Superior do Ministério da Educação, Celso Ribeiro, todos os bolsistas parciais terão direito ao financiamento de 25% da mensalidade da instituição. "A iniciativa melhora as condições para que o estudante possa concluir o curso sem se tornar inadimplente com a instituição", explica.
Para obter o Fies, além da confirmação da matrícula, o estudante deverá comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, de 4 a 22 de julho, com comprovante de residência, termo de concessão de bolsa. Também é necessário estar acompanhado por um fiador ? com renda superior ao valor integral da mensalidade – para formalizar o contrato.
O aluno com financiamento pagará trimestralmente uma taxa de juros de R$ 50. Ao final do curso, ele terá prazo de até uma vez e meia do tempo da graduação para quitar o financiamento. Ou seja, se o curso for de quatro anos, o aluno terá seis anos para pagar o Fies. O Financiamento estudantil é corrigido por uma taxa anual fixa de 9%.
O coordenador do Programa de Relações Estudantis do Ministério da Educação (MEC), Antonio Leonel Cunha, explicou que o ProUni dispõe de duas modalidades de bolsa: integral – para alunos com renda familiar de até um salário mínimo – e parcial de 50% – para aqueles que tenham renda de até três salários mínimos.