Encerra amanhã (3), em todo o país, o prazo para transferir, regularizar ou fazer novo título de eleitor. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostram que de 122.102.746 títulos eleitorais registrados, um total de 586.057 foram cancelados. Nesta situação estão aquelas pessoas que não votaram nos dois turnos da eleição municipal de 2004 e também no referendo sobre o uso de armas, no ano passado.
Para regularizar a situação, é preciso ir a um cartório eleitoral, levando a carteira de identidade, o título de eleitor e, se possível comprovantes de justificativa ou de recolhimento de multa. Quem não comparecer, não poderá votar nas próximas eleições.
O cancelamento do título impede o eleitor de tirar passaporte, participar de concurso público, assumir cargo público, obter empréstimo em banco do governo, tirar CPF e até mesmo receber salário caso seja um servidor público.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro, desembargador Marlan Marinho, afirmou que o prazo é improrrogável. O horário de atendimento será das 9 horas às 19 horas. De acordo com o desembargador, quem estiver na fila, receberá uma senha para ser atendido após o fim do prazo.