Termina amanhã prazo para agricultores da região Sul sacarem o Bolsa Estiagem

Termina nesta segunda-feira (28) o prazo para que agricultores familiares do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul saquem o Bolsa Estiagem. Os beneficiários que ainda não retiraram a parcela única, no valor de R$ 300, deverão procurar as agências do Banco do Brasil e apresentar a carteira de identidade e o CPF.

O Bolsa Estiagem é parte do Programa de Resposta aos Desastres, que o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), coloca em prática em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Neste ano, o governo federal investiu R$ 30 milhões para o atendimento de 98.046 famílias dos estados da região Sul.

Dados da Sedec indicam que até a última terça-feira (22) 98% dos agricultores tinham sacado o Bolsa Estiagem. As cotas que não forem retiradas até segunda-feira (28) retornarão para o Tesouro Nacional.

Têm direito ao benefício agricultores de 688 municípios gaúchos, catarinenses e paranaenses que tiveram situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecida pela Sedec. Os beneficiários são produtores rurais com renda mensal média de até dois salários mínimos e que, com a estiagem, tiveram perda nas lavouras de no mínimo 50%.

De acordo com a Sedec, está previsto para o início de dezembro o pagamento da Bolsa Estiagem a 110 mil agricultores familiares dos estados do Nordeste e do Mato Grosso do Sul que também tiveram perdas na safra por causa da estiagem.

As informações são do Ministério da Integração Nacional

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo