Navios já começam a ser carregados. |
O Porto de Paranaguá voltou a operar na manhã de hoje depois de cinco dias de paralisação. Os entendimentos para o retorno das atividades portuárias ocorreram após reunião de lideranças do litoral com o governador Roberto Requião na noite de ontem.
Cerca de 800 trabalhadores avulsos foram mobilizados pelo Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO) e começaram a carregar três navios atracados. Juntas, as embarcações estão recebendo cerca de 100 mil toneladas de mercadorias.
Um dos navios (Lamyra) está recebendo 53 mil toneladas de milho. O outro (Amazonas), 4,8 mil toneladas de congelados. O terceiro navio (Vitapride) está embarcando 43,5 mil toneladas de farelo de soja.
A previsão da administração do porto é que mais um navio, com capacidade de receber 50 mil toneladas de soja, atraque nesta tarde. Uma embarcação desse porte embarca o equivalente a cerca de 1.700 caminhões.
O governador Roberto Requião informa que está solidário aos caminhoneiros que aguardam o pagamento de diárias por dia parado. “Os operadores vão ter que pagar os caminhoneiros, sim”.