COM O ENVELHECIMENTO, A GORDURA CORPORAL AUMENTA E A MASSA ÓSSEA E MUSCULAR DIMINUI, OU SEJA, O IDOSO SE ENCONTRA EM UM PROCESSO DE DEGENERAÇÃO MAIS AVANÇADO. O DOUTOR GILMAR LEÃO LOBO, ESPECIALISTA EM MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE, DÁ ALGUMAS DICAS PARA GARANTIR UM VERÃO CHEIO DE SAÚDE NA TERCEIRA IDADE.

continua após a publicidade

Para garantir qualidade de vida, maior vigor e disposição na terceira idade, a prática de exercícios físicos aliado a uma alimentação balanceada é essencial, pois isso irá representar, entres outros benefícios, a longevidade. Entretanto, o foco sendo terceira idade e verão, uma das coisas mais importantes é a prevenção de desidratações.

Para tanto, dieta rica em frutas e verduras, água em abundância (2 litros ao dia). Evitar exposição solar prolongada, principal-mente entre 11 e 16h (horário de verão) resguardando-se da insolação.

Em segundo, principalmente no litoral, prevenir-se de infecções intestinais: água filtrada ou mineral. Se for consumir água da rede de abastecimento, coloque 1 colher de café de hipoclorito para cada litro de água. Quando for se alimentar fora de casa, consuma somente alimentos processados pelo fogo e frescos. Bebidas, apenas abertas na frente do consumidor.

continua após a publicidade

Além disso, caminhadas na orla são saudabilíssimas. Segundo a Organização Mundial de Saúde no Brasil, existem mais de 13 milhões de idosos e em 2025 eles representarão mais de 50% da população.