A terceira etapa do Ranking Nacional do Campeonato Mangalarga será uma das atrações nos dois primeiros dias da Expoingá 2007, feira programada para o período de 10 a 20 no Parque Internacional de Exposições de Maringá. As provas serão realizadas no Complexo Eqüestre Giovanni Ridolfi, com área de 4 mil metros quadrados. A expectativa da Sociedade Rural de Maringá (SRM), organizadora da Expoingá, é que participem alguns dos melhores criadores da raça no país, em busca de pontuação para o ranking nacional.
"Os animais serão julgados por sua morfologia (valor zootécnico), andamento (marcha trotada) e maneabilidade (agilidade)", explicou João Quadros, organizador do Campeonato e também juiz da ABCCRM (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga).
Nas competições, os juízes avaliam os melhores animais expostos e entre as qualidades que definem um bom animal, como a estrutura física, o desempenho na marcha trotada e também seu equilíbrio, leveza, flexibilidade, as arrancadas rápidas e as paradas bruscas. "Uma característica marcante do Mangalarga é o temperamento dócil, sendo indicado para o uso de sela, pois atende rapidamente aos comandos do cavaleiro, sendo muito indicada para montaria de crianças", afirmou Quadros.
Segundo ele, a raça tem como característica o trote macio, cômodo e progressivo, com passadas amplas e sem muito esforço. "Por isto são também conhecidos por Mangalarga Marchador, pois são animais com sincronismo perfeito das patas, resistentes e com grande força muscular, sendo indicados para o esporte e o trabalho".