As tempestades de inverno provocaram a morte de 54 pessoas em nove Estados americanos. Centenas de pessoas estavam nos abrigos de emergência e milhares estavam em casa sem energia elétrica. Cerca de 320 mil casas e lojas em vários Estados ainda estavam na escuridão provocada por uma tempestade que trouxe gelo, neve, enchentes e fortes ventos para uma faixa do país que vai do Texas ao Maine.

continua após a publicidade

Na Primeira Igreja Batista em McAlester, Oklahoma, onde a maioria dos 18 mil moradores estava sem energia elétrica há quatro dias, muitos se esquentavam nos cobertores. "Se não fosse o abrigo, não sei onde eu estaria", disse Tara Guzman, de 38 anos, enquanto passava o tempo com jogos de tabuleiro, com seus quatro filhos. "Somos fortes. Quando a luz foi embora, agüentamos até segunda-feira. Levamos os colchões para a sala de estar e lá ficamos.

As temperaturas geladas devem continuar no Estado hoje, e o sol deve brilhar pouco – se fosse o contrário, ajudaria a derreter o gelo até amanhã ou sexta-feira, afirmou o meteorologista Kevin Brown, do Serviço de Meteorologia Nacional. O governador de Oklahoma, Brad Henry, planeja visitar McAlester e outras áreas atingidas pelo mau tempo no Estado, onde 92 mil casas e lojas continuavam sem energia elétrica.

As previsões indicaram que as chuvas geladas devem atingir partes do Texas hoje à noite, afirmou Dennis Cook, do escritório de Austin e San Antonio do Serviço Nacional de Meteorologia. No Estado de Missouri, 85 abrigos acolhiam mais de 3.600 pessoas, de acordo com a Agência de Administração do Estado de Emergência. Cerca de 163 mil residências, lojas e escritórios também estavam sem energia elétrica.

continua após a publicidade

Na cidade de Buffalo, de 2.800 habitantes, quase todas as lojas, postos de gasolina e restaurantes fecharam ontem. Mais de 200 mil usuários dos serviços de eletricidade também ficaram temporariamente sem energia no Michigan, e 24 mil ainda estavam nesta situação hoje. Os Estados de Nova York e de New Hampshire informaram que milhares de usuários estavam sem energia elétrica.

Na Califórnia, três noites de frio gelado destruíram três quartos da plantação de cítricos do Estado, avaliada em US$ 1 bilhão, levando o governador Arnold Schwarzenegger a solicitar ajuda do governo federal para calamidades. Outras plantações, de abacate e morango, também sofreram danos.

continua após a publicidade