O presidente Nacional do PMDB, deputado federal Michel Temer, reafirmou hoje que o partido realizará a prévia no domingo (19), e confirmou que deve convocar a executiva nacional da legenda, logo após a decisão sobre o candidato, para discutir a antecipação da convenção nacional do partido.
Temer disse já ter recebido o requerimento, enviado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), com as assinaturas necessárias para que se convoque a executiva.
"O ideal é aguardar a decisão do STF sobre a verticalização para que se decida efetivamente sobre o tema", disse o presidente do PMDB, que espera decidir sobre a viabilidade de uma candidatura própria até abril.
Temer admitiu, entretanto, que a convocação da convenção não será um ato fácil, dado que o candidato escolhido na prévia deve exigir a confirmação da candidatura. Caso seja o governador Germano Rigotto (RS), por exemplo, a situação fica ainda mais difícil, porque que ele terá de entregar o cargo até o dia 31 de março, data final para a desincompatibilização.
"Não será simples realizar a convenção, mas só quero discutir o assunto a partir da segunda-feira, depois da prévia", afirmou Temer.