O presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), comunicou oficialmente ao líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que ele é o candidato dos 90 deputados peemedebistas à presidência da Câmara. Chinaglia fez questão de comparecer pessoalmente à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, onde o PMDB fez sua reunião, para receber de Temer a informação.

continua após a publicidade

De acordo com o resultado final apurado, Chinaglia recebeu 46 votos, e o outro candidato, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), atual presidente da Câmara, ficou com 11. Outros seis peemedebistas votaram a favor do lançamento de um terceiro candidato e houve um voto em branco. Portanto, votaram na reunião 64 deputados – e não 77, como informado anteriormente. Os deputados peemedebistas que não votaram em Chinaglia se comprometeram, por uma regra previamente estabelecida, a apoiá-lo.

Ao ser informado por Temer do resultado oficial, Chinaglia reiterou o compromisso de apoio do PT a um candidato do PMDB à presidência da Câmara daqui a dois anos.

continua após a publicidade