O governo Roberto Requião foi aprovado por 59,62% dos 54 deputados que compõem a Assembléia Legislativa. Contudo, 55,50% do plenário aponta como o maior erro cometido pela gestão estadual a expectativa não realizada de diminuir ou extinguir a cobrança de pedágio no chamado anel rodoviário.

continua após a publicidade

Os números foram revelados pela sondagem feita pelo Instituto Paraná Pesquisas com os deputados estaduais, comentada na edição de domingo deste jornal pela jornalista Elizabete Castro. Quase a mesma proporção de deputados que aprova o desempenho do governador Roberto Requião aponta a questão do pedágio como o principal gargalo da administração estadual.

Todavia, os deputados reconheceram (53,70%) como atitude elogiável do governo a isenção do ICMS sobre resultados de micros e pequenas empresas, um ponto a favor de Requião, tendo em vista o inegável estímulo à produção e geração de empregos numa perspectiva oposta à política do governo federal, cujo mote tem sido a constante elevação da carga tributária.

O percentual de deputados contrários à posição do governador Roberto Requião quanto ao plantio e comercialização da soja transgênica (35,19%) é rigorosamente igual ao número dos que reprovam a ação do governo como um todo.

continua após a publicidade

Enfim, um tema instigante para o escrutínio da inteligência abrigada no terceiro andar do Palácio Iguaçu.