O presidente da Brasil Telecom, Ricardo Knoepfelmacher, disse nesta quinta-feira (31) no 24º Congresso Brasileiro da Radiodifusão que as empresas de telefonia não querem produzir conteúdo do tipo programas de televisão. O interesse das teles, segundo ele, é distribuir conteúdo. "Queremos entrar no mercado de TV por assinatura", disse o executivo, durante uma discussão sobre as novas mídias que têm surgido com a convergência tecnológica.
Ele insistiu em esclarecer que o foco do negócio das teles não é a produção de conteúdo. "Nós não sabemos fazer", afirmou. "Nós temos uma infra-estrutura e queremos distribuir conteúdo. Não queremos ser radiodifusores", completou. O presidente da Brasil Telecom disse que é importante preservar o conteúdo nacional e a identidade brasileira.
Para uma platéia formada em sua maioria por empresários do setor de rádio e televisão, Knoepfelmacher procurou desfazer a imagem de que as empresas de telefonia são "o bicho-papão que quer engolir" os radiodifusores: "Não é nada disso. Não vim fazer provocação, vim falar de conciliação, de parceria", disse, lembrando que o mercado está mudando e que é preciso construir um novo marco regulatório.
A regulação atual se baseia nas tecnologias, criando diferentes regras para cada setor. "O que a gente tem que regular é o serviço. Não importa se vem por cabo, ar, ou satélite", disse o executivo. Acrescentou que as concessionárias de telefonia fixa estão impedidas de entrar no mercado de TV a cabo.