A agilidade e o bom atendimento prestado pelos consultores do Telegramática têm despertado o interesse e a atenção de um número cada vez maior de usuários. Até mesmo pessoas de outros estados e países buscam informações sobre língua portuguesa e gramática oferecidas pelo serviço telefônico mantido pela Prefeitura de Curitiba.
No ano passado foram atendidas 51.576 pessoas por telefone e outras 143 pelo serviço de Gramática Virtual, uma média de quase 4.500 consultas por mês. O número de consultas em 2005 foi 16,23% maior do que 2004 e, entre as ligações, estão usuários de cidades de vários estados brasileiros e também do exterior.
Criado há 21 anos, o Telegramática atende pelo telefone 3218-2425. Com a chegada da tecnologia, o serviço foi ampliado e desde novembro de 2003 as pessoas passaram a contar também com o Gramática Virtual, que atende aos internautas por meio do portal www.curitiba.pr.gov.br.
As consultas ao Telegramática são atendidas por seis consultores, todos formados em língua portuguesa, com conhecimento de outros idiomas. A equipe conta ainda com a colaboração de uma secretária. Em poucos minutos, apenas com o custo do pulso telefônico, a pessoa que ligou tem a oportunidade de esclarecer dúvidas que vão de questões relacionadas à pontuação à ortografia, passando por emprego da crase, uso do hífen, acentuação, significado das palavras e uso do infinitivo. As dúvidas mais freqüentes são referentes à lingüística e sintaxe que motivaram, no ano passado, 22.689 ligações.
