O presidente da espanhola Telefónica, Cesar Alierta, disse ontem que o grupo não está interessado em comprar a TIM Brasil. As declarações foram dadas em um evento em Barcelona. Além disso, de acordo com um porta-voz da empresa, Alierta informou que a Telefónica está totalmente focada agora na compra dos 50% da operadora celular Vivo que estão nas mãos da sócia Portugal Telecom. A Telefónica é a maior operadora de telefonia celular da Espanha e da América Latina em número de assinantes.
A possibilidade de venda da TIM brasileira foi confirmada pelo presidente da Telecom Italia, controladora da empresa, Marco Tronchetti Provera. Em encontro com o primeiro-ministro italiano Romano Prodi, o executivo disse que poderia arrecadar entre 7 bilhões e 9 bilhões de euros com a venda da TIM no Brasil. As principais interessadas em uma eventual compra, segundo analistas, seriam exatamente as maiores rivais da TIM no País, a Telefónica e a Claro, controlada pelo grupo mexicano América Móvil.
Uma eventual venda para qualquer dessas empresa, entretanto, teria de passar pelo crivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), já que representaria uma concentração de mercado.