Telefônica diz ao Cade que TIM será independente

O secretário-geral da Telefônica no Brasil, Gustavo Fleichman, disse nesta quinta à presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Elizabeth Farina, que a Telefónica e a Telecom Italia manterão operações separadas no Brasil. A compra da empresa italiana pelo grupo espanhol Telefónica foi fechada no dia 28 de abril, na Itália, e será analisada pelo Cade sob o ponto de vista da concorrência e da concentração de mercado.

Fleichman esclareceu que os conselheiros da Telefónica na Telco (consórcio formado pela empresa espanhola e bancos italianos) não participarão das discussões sobre as atividades da Telecom Italia no Brasil. A companhia italiana é dona da operadora de telefonia celular TIM e tem participação na concessionária de telefonia fixa Brasil Telecom. "O princípio será de manutenção da independência", afirmou o executivo após o encontro.

Ele acredita que esse desenho do negócio pode facilitar a aprovação da compra pelas autoridades brasileiras. "Os contratos contemplam a preocupação regulatória e concorrencial", acrescentou. Segundo Fleichman, a participação indireta na Telecom Italia é "absolutamente" minoritária e não tem reflexos na operação da TIM no Brasil.

O maior problema está na telefonia celular, já que a Telefónica é dona de metade da Vivo, que é a maior operadora do Brasil, com 28,42%. A TIM vem em segundo lugar, com 25,77% do mercado. As duas juntas têm mais de 54,19% do total de clientes.

O secretário-geral da Telefônica disse que o prazo para a empresa notificar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre a compra termina no dia 21 deste mês. Fleichman também esteve esta semana com os conselheiros da Anatel, que analisarão o negócio do ponto de vista regulatório. A notificação oficial será apresentada à Anatel, que encaminhará uma via dos documentos ao Cade.

"Viemos explicar a operação uma vez que têm sido divulgadas informações que não são corretas", afirmou Fleichman, ressaltando que os esclarecimentos prestados hoje têm ainda um caráter informal.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo