Telefonia móvel lidera queixas recebidas pela Anatel

Não é só o número de celulares que cresce no País, mas também o número de reclamações em relação ao serviço de telefonia móvel. Mais da metade (52,76%) das 751,2 mil queixas registradas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2006 se refere à telefonia celular. O número de reclamações subiu de 324,1 mil em 2005 para 396,3 mil no ano passado, o que representa um crescimento de 22,2%. Os celulares já alcançaram a marca histórica de 100 milhões, mas o crescimento da planta no ano passado foi de 16%, abaixo do aumento das queixas na Anatel.

Os maiores problemas, praticamente metade das reclamações, são relativos ao atendimento ao cliente e a falhas na cobrança das faturas, como erros nas contas telefônicas. Também houve queixas em relação a promoções feitas pelas operadoras e a dificuldades para cancelar o serviço.

A telefonia fixa, com cerca de 40 milhões de telefones, aparece em segundo lugar com 38,76% das queixas, representando 291,2 mil ligações para a central de atendimento da Anatel (call center), contra 219,9 mil de 2005. Também há problemas de cobrança e no atendimento e reclamações sobre solicitação de reparos e bloqueio das linhas telefônicas.

O serviço de TV por assinatura recebeu 1,07% das reclamações em 2006, apresentando crescimento em relação ao ano anterior, quando as queixas sobre o setor eram 0,62% do total. Os demais serviços de telecomunicações ficaram com 7,4% das reclamações.

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