Telefonia continua sendo líder de reclamações de usuários

A área de ?Serviços?, em razão de queixas de telefonia fixa e celular, continua, pelo sexto ano consecutivo, a liderar os atendimentos do Procon-PR, (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor) somando 42.940 registros. Em segundo lugar está a área de ?Produtos?, com 28.813 atendimentos.

Estes dados integram o balanço anual divulgado nesta quarta-feira (15) pelo coordenador Algaci Túlio durante os eventos do ?Dia Internacional do Consumidor?, realizados simultaneamente na Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba e no Hotel Lancaster.

Na abertura do evento, o secretário da Justiça e da Cidadania, Jair Ramos Braga, lembrou que o Procon-PR foi criado pelo governador Roberto Requião em seu primeiro mandato e salientou o aspecto social e de cidadania do trabalho desenvolvido.

O diretor-presidente da Celepar, Marcus Vinícius Manzoni, destacou parceria dos dois órgãos, um trabalho que provê tecnologia para que o cidadão possa usufruir seus direitos. A Celepar é responsável pelo desenvolvimento do DPC (Sistema Integrado de Defesa do Consumidor), um sistema pioneiro que reúne numa única base de dados as informações dos Procons municipais e que estarão disponíveis ao consumidor on-line.

A data marca também os 15 anos de vigência do Código de Defesa do Consumidor, lei que mudou radicalmente o perfil das relações de consumo no país, estabelecendo maior respeito ao consumidor/cidadão, e os 15 anos de atuação do Procon-PR, que efetuou o registro de 992.951 atendimentos ao consumidor no período.

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