A proposta do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) está entre as 22 selecionadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entre mais de 60 apresentadas ? apenas duas do Sul – para apoiar a criação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), em atendimento à lei de inovação em vigor.
O instituto, por meio da sua Agência Paranaense de Propriedade Industrial (Appi), vai coordenar a implantação dos núcleos nas instituições científicas e tecnológicas estaduais que ainda não possuem a estrutura ou fortalecer os já existentes. Serão beneficiadas as universidades Federal do Paraná, Tecnológica Federal do Paraná, Estadual do Centro-Oeste e Estadual de Ponta Grossa, a Rede Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológicos e o Instituto de Engenharia do Paraná.
De acordo com o coordenador da Appi, Marcus Julius Zanon, além do incremento para a área, a unidade do Tecpar também será beneficiada. ?Com as bolsas destinadas à agência, podemos ampliar nosso atendimento e participar de treinamentos específicos para aumentar a capacitação dos técnicos envolvidos com o trabalho?, afirma o pesquisador.
Os núcleos terão competência para estimular a proteção das criações, dos licenciamentos, da inovação e de outras formas de transferência de tecnologia; avaliar e classificar os resultados das atividades e projetos de pesquisa; promover a proteção das invenções; acompanhar o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual.