Os técnicos da Receita Federal aceitaram, com ressalvas, a proposta salarial do governo, com: 71,24% favoráveis à suspensão da greve, 21,66% votaram pela manutenção do movimento e 7,10% se abstiveram.
“A categoria continua em estado de mobilização, pois se o governo não cumprir o acordado a categoria deve retornar à greve, e com força total. A luta pela inclusão dos aposentados e o restabelecimento da correta remuneração dos técnicos deverá continuar, com a continuidade das negociações. Queremos que a proposta seja implementada por Medida Provisória, a ser editada imediatamente após a votação do projeto de dotação orçamentária, ainda neste mês”, informa Reynaldo Puggi, presidente do Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal (Sindireceita).
Os técnicos receberão reajuste salarial de 45%, passando o piso salarial de R$ 2.400,00 para R$ 3.900,00. “A proposta apresentada pelo governo ficou aquém da equiparação à Polícia Federal, mas globalmente representa um avanço relevante na atual conjuntura política e econômica do País”, afirma Puggi.
O trabalho dos técnicos da Receita, em todo país, é normal e haverá um esforço maior no processamento das declarações de imposto de renda para não causar atrasos na restituição aos contribuintes.