Técnicos da Receita Federal de todo o país paralisam as atividades de hoje (20) até a próxima sexta (22), em protesto contra a proposta de criação da Super Receita, segundo informou o presidente do Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal (Sindireceita), Paulo Antenor de Oliveira.
Super Receita é como vem sendo chamada a nova secretaria que surgiria da unificação da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciária, vinculadas, respectivamente, aos ministérios da Fazenda e da Previdência Social.
Segundo Antenor os técnicos da Receita não são contrários à criação da super secretaria. Ele querem é que os servidores e a sociedade possam discutir o modelo que está sendo proposto. "É um projeto de uma amplitude muito grande e que não está sendo tratado da forma que esperávamos", afirma.
Na avaliação do presidente do Sindireceita, ao não a abrir a proposta ao debate se perde a oportunidade de discutir a solução para problemas históricos da Receita Federal e melhorar o atendimento ao contribuinte. Como exemplos ele cita as filas, a falta de pessoal e o debate sobre a redução da carga tributária. Para Antenor, a unificação provocará sobrecarga dos servidores da Receita Federal e prejudicará o atendimento ao contribuinte, já que os técnicos da Receita passariam a acumular também o atendimento das áreas da Previdência.
Antenor acredita que o serviço mais atingido durante a paralisação deve ser o atendimento ao contribuinte. Cerca de 6.500 técnicos realizam atividades nas áreas de atendimento, julgamento e fiscalização em todo o país. Hoje os servidores realizam atos públicos nas unidades da Receita.