Técnicos farão plantão no local do acidente com draga em Antonina

Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) permanecerão de plantão no Terminal Ponta do Félix, próximo ao Porto de Antonina, para acompanhar os trabalhos de retirada da draga que tombou na última segunda-feira.

Nesta sexta-feira (08) foram retirados mais 500 litros de óleo diesel que ainda restavam no tanque. No total a draga estava abastecida com 5,5 mil litros, mas apenas 100 vazaram no momento do acidente.

A empresa Mineiração Serra da Prata, proprietária da embarcação, promove os trabalhos de retirada do combustível. O produto transbordado foi armazenado em um tanque de nove mil litros que foi colocado sobre a draga.

Durante a tarde desta sexta-feira (08) prosseguiam os trabalhos de remoção da estrutura que prendia a draga ao chão. Uma das duas estacas de sustentação utilizadas para fixar a draga já foi retirada com a ajuda de um guindaste, restando a remoção de mais uma para finalizar a operação. Cada estaca pesa cerca de três toneladas.

Desde o início da semana os técnicos do IAP estão acompanhando os trabalhos de remoção da draga. Foram coletadas amostras de água no momento do acidente para que possa ser avaliado o impacto ambiental. As amostras foram encaminhadas para análise e o resultado será divulgado dentro de 15 dias.

Além disso, o IAP orientou a colocação de barreiras de absorção e de contenção nas proximidades do acidente. Mais de 800 metros de barreira estão instalados. Foi também realizada uma simulação para que o Instituto e a Marinha aprovassem os procedimentos para retirada do combustível.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo