Técnicos do Uruguai aprendem modelo brasileiro de Educação Alimentar

Três técnicas da prefeitura de Montevidéu chegam ao Brasil na próxima segunda-feira, dia 18, e ficam até o dia 22 de setembro, para conhecer e aprender a metodologia do Programa Sesi Cozinha Brasil ? Alimentação Inteligente. O objetivo é implantar o modelo brasileiro de educação alimentar no Uruguai em 2007.

O programa Cozinha Brasil, realizado pelo Conselho Nacional do Sesi, em parceria com o governo federal e Sesi Nacional, visa promover a reeducação alimentar e o aproveitamento integral dos alimentos como uma das ferramentas de combate à má alimentação.

No dia 18, a diretora dos Serviços de Projetos e Programas Sociais, Elisa Balea, e a nutricionista da comissão do Projeto Nossas Crianças, Lidea Erro, ambas da prefeitura de Montevidéu, além da nutricionista do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PENUD/Uruguai), Maria Cecília Severi, irão visitar a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, uma das instituições brasileiras responsáveis pela realização dos cursos do Cozinha Brasil.

Na Federação, elas terão a oportunidade de conhecer a organização do Programa, as metodologias de trabalho, as ações e providências prévias à implantação dos cursos, assim como as formas de envolvimento das comunidades e das Ongs da região.

Já entre os dias 19 e 22, as técnicas participam da execução dos cursos, durante os quais farão uma análise da metodologia aplicada em campo, além de conhecerem a elaboração das receitas, a organização das turmas e a agenda das unidades móveis, que são utilizadas para a realização dos treinamentos. A visita tem o apoio da Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO).

O Cozinha Brasil faz parte do Programa de Cooperação Internacional, que teve inicio com uma visita de técnicos do Conselho Nacional do Sesi no Uruguai nos dias 14 e 15 de novembro de 2005, ocasião em que o Programa foi apresentado ao Governo do Uruguai. Nos dias 18 e 19 de maio deste ano, o prefeito de Montevidéu, Ricardo Ehrlich, recebeu uma missão técnica do Conselho, com a presença do presidente da Instituição, Jair Meneguelli, que expôs a metodologia e a tecnologia do Programa.
 
Um pouco mais sobre o Cozinha Brasil – O Programa Sesi Cozinha Brasil ? Alimentação Inteligente foi lançado em 2004 e acontece em todo o Brasil, por meio de unidades móveis. Tais unidades são caminhões estruturados em cozinhas experimentais pedagógicas, nas quais os alunos aprendem sobre nutrição, higiene, manipulação dos alimentos, técnicas culinárias e dietéticas. Com 29 unidades móveis em funcionamento, o Programa já capacitou mais de 216 mil pessoas, até julho de 2006.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo