A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos iniciou nesta sexta-feira (28), nos municípios de Primeiro de Maio e Alvorada do Sul ? região Norte do Estado ? cursos de capacitação direcionados a técnicos municipais para implantação da coleta seletiva de lixo. A ação será realizada em 96 municípios da região. ?Somos intransigentes na defesa do meio ambiente e da saúde humana. Porém, a Secretaria do Meio Ambiente está oferecendo orientação técnica para que todos os municípios do Paraná possam sanar esses erros?, afirmou o secretário Luiz Eduardo Cheida.

continua após a publicidade

A idéia das capacitações surgiu após onze municípios da região Norte terem sido autuados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) devido a irregularidades na destinação final de lixo. A ação faz parte do Programa Desperdício Zero que tem como objetivo eliminar os lixões a céu aberto existentes no Estado e reduzir em 30% o volume de lixo produzido.

O município de Alvorada do Sul produz cerca de três toneladas de lixo diariamente e está com seu aterro sanitário regular. O prefeito da cidade, Marcos Antônio Voltareli, disse que as capacitações promovidas serão necessárias para o futuro do aterro sanitário. ?Temos que criar a cultura da separação do lixo na população para que o nosso aterro continue regular e tenha uma vida útil muito maior?, disse o prefeito. Segundo ele, a expectativa é que com a coleta seletiva haja uma diminuição de duas toneladas de lixo do aterro sanitário.

De acordo com o coordenador do Programa Desperdício Zero, Laerty Dudas, a Secretaria do Meio Ambiente, através de uma parceria com o Sebrae, irá proferir também cursos profissionalizantes para promover a geração de renda com o material reciclado.

continua após a publicidade