Brasília (AE) – Depois de mais de um mês de paralisações de protesto contra a Medida Provisória (MP) que criou a Super-Receita, os técnicos da Receita Federal devem suspender a greve na próxima semana e retornar ao trabalho na terça-feira. Até o começo da noite de hoje (26), os primeiros resultados de apuração de assembléias realizadas em todo o País apontavam que 74,35% dos técnicos são favoráveis ao fim do movimento. A mobilização, que dura seis semanas, tem o objetivo de abrir um canal de diálogo com o governo para mudar a MP.
Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal (Sindireceita), Paulo Antenor, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, acenou com negociações durante reunião na quarta-feira passada. "Estamos dando um voto de confiança no governo", disse o dirigente sindical. Ele disse que Palocci se comprometeu a mudar alguns pontos da MP. Mas para não comprometer as negociações, Antenor não quis antecipá-los.
Os técnicos querem mudanças na carreira de forma que aqueles com nível superior possam ser promovidos a auditor. O resultado final das assembléias será divulgado na segunda-feira.
A reivindicação dos técnicos encontra forte resistência dos auditores fiscais, que consideram ilegal a mudança e um verdadeiro "trem da alegria". Para eles, a promoção de um técnico para auditor só poderia ocorrer com concurso público.