Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei, está na mídia não só pelas belas vitórias das equipes brasileiras que liderou nas principais competições da categoria, caso da recente conquista do bicampeonato mundial, no Japão. A publicidade já descobriu seus talentos de comunicador e, a cada novo triunfo, o profissional Bernardo Rocha de Rezende expande sua atuação como garoto-propaganda
Apesar da famosa personalidade estressada, Bernardinho atrai a atenção do cidadão médio, conforme indicam as pesquisas do meio publicitário. Aliás, até mesmo esse traço já foi aproveitado. A atual campanha para estimular o uso das revendas da Chevrolet, feita para a montadora GM, potencializa a tensão exposta pelo técnico em quadra. "Ele é um transtornado do bem", brinca o publicitário Hugo Rodrigues, da Salles Chemistri, agência responsável pelo anúncio. "Achamos a imagem dele perfeita para a mensagem que queríamos difundir: até quem vive nervoso fica tranqüilo com a revisão da Chevrolet", acrescenta o gerente de marketing da GM, José Carlos Carreira
Se a agitação está sendo bem aproveitada, imagine-se então a garra e persistência, características mais valorizadas nas pesquisas sobre a atuação do técnico. Além da Chevrolet, as faculdades da Uninove acharam vantagem atrelar a imagem vencedora de Bernardinho à sua marca
Os dois contratos, cujos valores não são revelados pelas partes envolvidas – no caso de Bernardinho porque ele prefere não se preocupar com isso e delega à mulher, Fernanda Venturini, a responsabilidade de negociar porcentuais -, se estendem até meados de 2007. Programam peças tendo o técnico como protagonista. Algumas são os chamados ‘anúncios de oportunidade’ como o da Uninove, veiculado na última segunda-feira por causa do título da seleção
A agência LongPlay, que trabalha para a Uninove, escolheu Bernardinho para estrela da comunicação da universidade justamente pela postura motivacional entre os atletas. Uma atitude que costuma impactar bem não só entre estudantes, mas entre executivos. O técnico mantém uma agenda de palestras lotadas. "Faço umas 80 por ano, mas tenho mais de 300 solicitações", conta ele. Em todas, explora os caminhos da liderança. Uma experiência tão positiva que levou Bernardinho a assinar o livro ‘Transformando Suor em Ouro’, da editora GMT. "Não quero que as vendas sejam um fracasso, mas também não precisa ser nenhum best-seller.
