Os 350 estudantes da 7ª e 8ª séries da Escola Municipal Papa João XXIII, localizada no bairro Portão, receberam, na manhã desta sexta-feira (15), o técnico Bernardinho, da seleção brasileira de vôlei. Eles foram os primeiros no país a receber o Guia Esporte sem Álcool, elaborado para o programa Escolha Certa, do Instituto Compartilhar, que é presidido por Bernardinho. A meta é estender o Programa a jovens de outras escolas do país.

continua após a publicidade

"Acreditamos que alcançamos o nosso objetivo de atingir os jovens desta idade. O guia traz depoimentos de outros atletas de diversas modalidades. A garotada vai se identificando e, assim, pára para pensar um pouco na importância das escolhas na vida de cada um", disse Bernardinho. Ao final do encontro ele respondeu a perguntas dos alunos sobre sua carreira, as escolhas e dificuldades.

As escolas municipais de Curitiba tratam o assunto "álcool" como tema transversal de diversas disciplinas, entre elas educação física, ciências, educação artística e língua portuguesa. "A orientação nas escolas é que o álcool é uma droga lícita, orientação que levamos também aos pais, que devem manter o diálogo com seus filhos sobre os locais que os jovens freqüentam, o que ingerem, a procedência das bebidas e alimentos", disse a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Prefeitura, Nara Salamunes.

A Secretaria da Educação trabalha em conjunto com as secretarias da Saúde e do Esporte e Lazer. "É importante que o jovem perceba que o cuidado com a saúde depende dele e que tudo é resultado das ações e das escolhas de cada um", acrescentou a diretora.

continua após a publicidade

Bernardinho falou sobre o papel do esporte na vida de quem quer evitar se envolver com o álcool. "A primeira orientação que dou a vocês é: pensem naquilo que vocês querem conquistar. O importante na vida é ter determinação. Muitas pessoas bebem e acham que isso é o normal. Vamos fazer a escolha certa", disse aos jovens. "Um dia como este, o adolescente não esquece. A mensagem dita aqui vai ficar para a vida toda", resumiu o diretor do Instituto de Prevenção e Atenção às Drogas, Dagoberto Requião, que também participou do encontro.

Nathana Siqueira, de 14 anos, concorda com Bernardinho. "Nós, na 8a série, estamos numa fase em que as festas são mais comuns. Os jovens têm que ouvir o que ele falou porque uma pessoa como ele influencia os adolescentes", afirmou a estudante.

continua após a publicidade

Depois de Bernardinho, foi a vez da ex-jogadora de vôlei Dora, responder a perguntas sobre o envolvimento com o esporte, os cuidados que teve que ter pela opção que fez. "Muitas pessoas acham que a opção de ser atleta é incompatível com a diversão. Isso não é verdade. Ser atleta é curtir a vida, é fazer amigos. Busquem as pessoas que buscam as mesmas coisas que vocês. Busquem as pessoas corretas", aconselhou Dora.

Do futebol ao surf

Cada um dos alunos recebeu um exemplar do guia que traz informações sobre a importância das escolhas na vida de um jovem, os efeitos do álcool no corpo e o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente sobre o assunto, verdades e mentiras sobre a bebida alcoólica no organismo, a relação entre o álcool e o esporte e dicas para uma vida saudável. O guia traz também depoimentos de atletas de diferentes modalidades esportivas sobre o alcoolismo e o esporte como Gustavo Borges (natação), Fábio Gouveia (surf), Natalia Falavigna (tae kwon do), Ricardinho (futebol), Daiane dos Santos (ginástica solo), Clodoaldo Silva (natação), Sandro Dias (skate), Emanuel e Leila (vôlei), além do próprio Bernardinho e da ex-jogadora Fernanda Venturini.

O diretor do Instituto de Prevenção e Atenção às Drogas (IPAD) da Pontifícia Universidade Católica, Dagoberto Requião, falou sobre os aspectos clínicos ligados à saúde física dos jovens e os efeitos que o álcool tem sobre eles.

No final, os participantes fizeram uma avaliação do encontro de sensibilização e participaram de sorteios de brindes. A escola de Curitiba foi a primeira a receber o certificado de participação no programa. O Guia Esporte sem Álcool foi elaborado em parceria com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool e teve o apoio do IPAD.