Quatro atrações estão agendadas para o dia 30 deste mês, dentro do projeto ?Teatro para o Povo?. Os espetáculos de teatro e música acontecerão nos quatro auditórios do Centro Cultural Teatro Guaíra, às 11 horas, e a entrada será um quilo de alimento não perecível.

continua após a publicidade

No Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), a Orquestra Sinfônica do Paraná apresentará Alvorada de "Lo Schiavo", de Carlos Gomes; "Noches en los jardines de España" – impressões sinfônicas para piano e orquestra (En el Generalife, Danza lejana, En los jardines de la sierra de Córdoba), de Manuel de Falla, tendo como solista o pianista Emiliano Piá de Andrade; e "Choros 9", de Villa-Lobos. A regência será do maestro Roberto Tibiriçá.

Em homenagem ao Dia das Crianças, transcorrida neste mês, foram escolhidas duas peças infantis. "Dona Baratinha da Silva Só", com direção de Rogério Bozza, que será a atração do Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), e no Auditório Glauco Flores de Sá Britto (mini auditório) será apresentado "Boti no Planeta Água", com texto de Paulo Afonso de Souza Castro e direção de Manoel Kobachuk.

Em "Dona Baratinha da Silva Só", o diretor trabalhou a conhecida fábula da carochinha, que fala sobre a Baratinha que queria se casar e, para isso, economizou muito, procurando resgatar a magia e o encantamento que, segundo ele, estão um pouco esquecidos nos dias de hoje. O espetáculo ressalta valores como a amizade, o caráter e a cidadania.

continua após a publicidade

Quanto à peça "Boti no Planeta Água", no mini auditório, o protagonista é o jovem Boto, amigo e companheiro de brincadeiras dos habitantes das águas e das margens. A peça fala da preservação da natureza num espetáculo que mistura técnicas tradicionais de teatro de bonecos, com cortina de luz e projeção de cinema de animação.

No Teatro José Maria Santos o grupo Caxaprego, com nova formação, apresentará o show Prá Lá de Casa, com músicas que refletem a experiência do grupo longe de casa, da coexistência nos centros urbanos, das viagens pelo interior e das influências mais improváveis. Nos últimos quatro anos, o Caxaprego tem estudado diversas manifestações musicais do cancioneiro popular, com a coleta informal de dados em viagens ao interior do Brasil e a partir de registros fonográficos.

continua após a publicidade

Os alimentos arrecadados nas apresentações do projeto Teatro para o Povo de outubro serão destinados para a ACOA – Associação Curitibana para os Órfãos da Aids.