A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta um concerto especial dentro dos projetos: Teatro para o Povo ? Verão Especial e Concerto Didáticos. Muitas novidades estão incluídas nas apresentações. O programa está dividido em duas etapas, o primeiro será neste domingo, 20 com apresentação das obras de compositores dos períodos Barroco e Clássico, o outro será no dia 27, com compositores dos períodos Romântico e Moderno. O início será às 11horas e o ingresso um quilo de alimento não-perecível.
Algumas novidades estão agendadas para as duas apresentações. Para cada obra a ser executada haverá uma gravação em off explicativa e também projeções sobre os compositores, composição musical e obras de cada período. Compondo o cenário estarão alguns candelabros espalhados pelo palco e pessoas vestidas com roupas da época estarão acendendo as velas.
"Neste primeiro contato do ano entre o público e a Orquestra Sinfônica do Paraná que completa em 2005 vinte anos, o presente será para o público. Tudo o que será mostrado durante as apresentações terá como finalidade aproximar o público da Orquestra. Com uma linguagem musical e didática será mostrado o desenvolvimento através da história de uma grande orquestra sinfônica e os grandes compositores dos períodos barroco, clássico, romântico e moderno em ordem cronológica", diz o maestro Paulo Torres.
O concerto será aberto com a obra " A Primavera" – Concerto em Mi Maior para Violino e Orquestra de Cordas (das Quatro Estações), de Antonio Vilvaldi, executado somente por mulheres. Representando o ambiente em que o compositor trabalhava quando era professor de violino do orfanato para meninas chamado Ospedale della Pietá , em Veneza. O solo será da violinista Priscila Pellanda.
A apresentação continua com as obras: Concerto Brandenburgo nº 3 em fa maior, Johann S. Bach; Suíte da Música Aquática em re maior, de George F. Haendel; Sinfonia nº 45 em fa# menor(Sinfonia do Adeus), de Franz J. Haydn e Abertura da Ópera Bodas de Fígaro, de Wolfgang A. Mozart.
No dia 27 a programação será composta com as obras: Abertura do Balé As Criaturas de Prometheus, op 43, de Ludwig van Beethoven; Sinfonia nº 4 em la maior (Italiana), de F. Bartholdy Mendelssohn; Scène de ballet – Lago dos Cisnes, de Piotr I. Tchaikovsky; Intermezzo da Ópera Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo; A Pergunta sem Resposta, de Charles Ives; Bachianas Brasileiras nº 4, de H. Villa-Lobos. O Pássaro de Fogo, de Igor Stravinsky e Tempos Modernos, de Alexandre Brasolim de Magalhães, escrita especialmente para esta série. A regência será do maestro Paulo Torres.
Também no dia 20, domingo, serão apresentados, dentro do Projeto Teatro para o Povo, os espetáculos: As Aventuras da Viúva Alucinada, no Auditório Salvador de Ferrante, Marionetes do Brasil e do Mundo, no Glauco Flores de Sá Brito e Ari, Areia, um Grãozinho Apaixonado, no Teatro José Maria do Santos.
Ainda no dia 27 será a vez de Auto da Camisinha no Salvador de Ferrante, Terezinha – História de Amor e Perigo no Glauco Flores de Sá Brito e Cartas de Desamor no Teatro José Maria Santos.
Neste mês de fevereiro serão apresentados dez espetáculos dentro do projeto. Com essa programação o Teatro Guaíra está oferecendo ao público uma programação variada de música e teatro. Todas as apresentações serão sempre aos domingos, às 11 horas. O ingresso será um quilo de alimento não-perecível.