Taxa média de desemprego em 2003 atingiu 12,3%, constata IBGE

A taxa média de desemprego em 2003 ficou em 12,3%, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada hoje.

Em relação a novembro do ano passado, comparado a dezembro, o desemprego cresceu em Recife (1,1%) e em São Paulo (1,3%). Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre mantiveram um quadro de estabilidade. O Rio de Janeiro foi o único estado a registrar queda no desemprego (-1,5%).

Em dezembro, ainda de acordo com a pesquisa, houve um aumento no número de pessoas que trabalham por conta própria (1,2%), de empregados sem carteira assinada no setor privado (2,3%) e de trabalhadores que têm o próprio negócio ou pelo menos um funcionário (3,1%).

O total de empregados trabalhando com carteira assinada no setor privado teve queda de 0,7%.

A situação nas principais regiões

Em seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego atingiu em dezembro 10,9%, uma queda de 1,2% em relação a novembro. De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego divulgada, o índice, no entanto, é um pouco maior do que o registrado em dezembro de 2002 (10,5%).

Comparado ao mesmo mês de 2002, em dezembro de 2003 houve aumento no número de pessoas ocupadas em todas as regiões pesquisadas pelo IBGE, com destaque para Recife (5,1%), Belo Horizonte (5,3%) e São Paulo (5,9%). A pesquisa indica que 18,9 milhões de pessoas estavam ocupadas nas seis regiões.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo